Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pneus com melhors piso. frente ou traseira?

4 participantes

Ir para baixo

Pneus com melhors piso. frente ou traseira? Empty Pneus com melhors piso. frente ou traseira?

Mensagem  Maxwell Ter Jun 30, 2009 2:08 pm

Sempre a aprender - Troca dos pneus da frente com os de trás


De facto…

Outro dia um amigo meu foi a uma oficina com a intenção de fazer a "habitual" troca dos pneus da frente com os de trás.
Desde sempre, ouvi dizer e ele também, que é aconselhável ter os pneus que estão em melhor estado no eixo da frente, visto que aqui o pneu é mais desgastado.
No entanto o funcionário que o atendeu desaconselhou essa troca. Segundo lhe disse, os estudos mais recentes têm demonstrado que os pneus em melhor estado devem estar no eixo traseiro (independentemente do tipo de tracção do carro).
É claro que, depois de anos a ouvir o contrário, fiquei um bocado na dúvida e resolvi pesquisar.
Encontrei no site da famosa construtora de pneus francesa MICHELIN a confirmação disso: os pneus em melhor estado devem estar atrás por questões de segurança .
Mas o melhor é certificarem-se por vocês próprios no site da MICHELIN.
Aqui vai o link directo para a questão em causa. Espantem-se quanto eu me espantei.


http://www.michelin.pt/pt/auto/auto_cons_bib_pqr_neuf.jsp
Maxwell
Maxwell

Mensagens : 233
Data de inscrição : 03/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Pneus com melhors piso. frente ou traseira? Empty Re: Pneus com melhors piso. frente ou traseira?

Mensagem  Nuno Ramos Ter Jun 30, 2009 3:11 pm

Bem... Isso é verdade. Mas para quem não tem muita experiencia de condução.

A minha lógica sempre foi: os melhores pneus à frente, seja em qualquer tipo de tracção.
A não ser que seja um carro com direcção atrás...

Na minha opinião, a direcção é mais importante que a tracção!

Quando viramos, são as rodas dianteiras
Quando travamos, os travões base são à frente, tanto como o peso vai para a frente, logo, rodas dianteiras
Agora imaginem fazer tudo isto com pneus gastos na frente, de que serve os pneus bons atras??

Por mim é: tenho um FR (motor à frente, tracção atrás) os pneus de trás gastam mais devido à tracção, mas se eu for cauteloso com o acelerador, quase consigo equilibrar o gasto pelos 4 pneus. O que faço é, de tempos a tempos troco os pneus da frente para tras e vice-versa, ou então, assim que os de trás estão gastos, passo os da frente para trás e coloco novos à frente.

Mas claro, há que conhecer o carro, porque os Miatas são manhosos para os donos que não os conhecem Very Happy
Nuno Ramos
Nuno Ramos

Mensagens : 529
Data de inscrição : 02/06/2009
Idade : 38
Localização : Lobos City

Ir para o topo Ir para baixo

Pneus com melhors piso. frente ou traseira? Empty Re: Pneus com melhors piso. frente ou traseira?

Mensagem  Wilson Ter Jun 30, 2009 3:19 pm

Porreirinho é ter sempre os pneus com "pizo" Very Happy... mas já conhecia esses testes da michelin embora tenha ouvido a minha vida toda que ao trocar os pneus ... pôe-se sempre pneus novos a frente!! Pois pois.
Wilson
Wilson
Admin

Mensagens : 478
Data de inscrição : 28/04/2009
Idade : 40
Localização : Funchal

https://mx5madeira.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pneus com melhors piso. frente ou traseira? Empty Re: Pneus com melhors piso. frente ou traseira?

Mensagem  AtG Qua Jul 01, 2009 4:15 am

À dias estava a "discutir" com o meu tio esta questão dos pneus... e não é que tinha razão! lol!

Já vai ser-lhe enviando este link... study
AtG
AtG

Mensagens : 522
Data de inscrição : 23/06/2009
Idade : 38
Localização : Funchal

Ir para o topo Ir para baixo

Pneus com melhors piso. frente ou traseira? Empty Re: Pneus com melhors piso. frente ou traseira?

Mensagem  Nuno Ramos Qui Set 24, 2009 5:55 am

Voltei a deitar o olho neste tópico...
Revendo o site da Michelin posso dizer que o que reparei é que aquilo que eles querem dizer é mais o factor psicológico Suspect
O condutor inexperiente sente-se melhor com os melhores pneus atras, porque assim não nota grandes diferenças na condução e assim "mantem-se igual" Suspect
Como se não houvesse qualquer alteração no carro...

Conclusão: Isso de montar os pneus à frente é verdade que nos permite controlar melhor a traseira, mas a minha opinião mantem-se igual. Por mim, os melhores pneus ficam no eixo dianteiro. De resto, é tudo psicológico para condutores que não "sentem" o carro, logo assim é melhor para esses condutores. alien

Mas claro que o melhor de tudo é ter os 4 pneus em bom estado Very Happy
por isso que quando mudo, são os 4 de uma vez
Nuno Ramos
Nuno Ramos

Mensagens : 529
Data de inscrição : 02/06/2009
Idade : 38
Localização : Lobos City

Ir para o topo Ir para baixo

Pneus com melhors piso. frente ou traseira? Empty Re: Pneus com melhors piso. frente ou traseira?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos